Primeira cadeia de transmissão local nos Açores (Atualizado c/Vídeo)

0
4

Tiago Lopes afirma que é uma cadeia primária não estando ainda disseminada pela comunidade.

 

A primeira cadeira de transmissão local na região foi registada na freguesia de Saõ Mateus, na ilha Terceira. A Autoridade Regional de Saúde afirma que neste momento o caso é controlado, de vários contactos próximos suspeitos apenas um deu positivo. No entanto, poderão ser implementadas medidas mais cautelares.

A delegação de saúde em conjunto com a PSP está a estabelecer contactos com quem manteve proximidade com este primeiro caso de transmissão local.
Neste caso Tiago Lopes afirma que “não podemos acreditar na palavra das pessoas”, o delegado de saúde está a interrogar os contactos próximos, para que perante o corpo policial percebam a gravidade da situação. Até agora foram sinalizadas cerca de duas dezenas de pessoas. Um trabalho de campo que, segundo a autoridade regional de saúde, não está a ser feito noutros locais do país.

Caso estes contactos aumentem o executivo pode tomar medidas de exceção como o isolamento de uma localidade para garantir melhor segurança.

Até às 00h de hoje estavam registados 25 casos suspeitos e 1967 vigilâncias ativas, sendo que 800 foram registadas através de contactos feitos para a Linha de Saúde Açores e 1167 pelo trabalho das delegações de saúde.

Dos 22 casos positivos 10 são referentes a pessoas que frequentaram o mesmo navio de cruzeiro.

A partir de hoje está também disponível uma reforço linha de atendimento não médico com apoio psicológico. Um número que pretende auxiliar não só a população como também os profissionais de saúde.

No fim Tiago Lopes voltou a frisar que se a população não colaborar o sistema regional de saúde pode ruir e que é essencial que todos percebam a importância do isolamento social.

 

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)

O conteúdo Primeira cadeia de transmissão local nos Açores (Atualizado c/Vídeo) aparece primeiro em Azores Today.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here